O componente principal de um veículo eléctrico é o seu motor. Existem motores eléctricos de várias formas e tipos e eles são considerados os equipamentos electromecânicos mais eficientes que existem. Diferente de um motor de combustão interna, o motor eléctrico tem uma vida útil muito superior à de um motor de combustão interna. Para o proprietário de um veículo eléctrico isto significa ter um veículo eficiente, não poluente, de alto desempenho e com baixo custo de manutenção, tudo isto devido às características próprias do motor eléctrico.
Além das vantagens mencionadas, o motor eléctrico apresenta uma característica especial que o diferencia do motor de combustão interna, o seu pico de binário ocorre em rotações baixas ou próximas de zero RPM. Não é por acaso que os motores eléctricos têm sido escolhidos para movimentar comboios, metros e outros veículos de transportes públicos. A sua resposta é imediata sem necessidade de aguardar que chegue a uma determinada rotação para começar a usufruir da sua potência.
Com uma eficiência (rendimento) de cerca de 90% os motores eléctricos estão bem além dos motores de combustão interna que apresentam rendimentos de 25-30%.
Pelas leis de Lenz e Faraday, figura seguinte, sempre que um condutor ou espira se movimenta dentro de um campo magnético cortando as linhas de força, surge nos seus terminais uma força electromotriz (f.e.m.) induzida, que tende a opor-se à causa que lhe deu origem, se estas espiras estiverem ligadas a uma carga o circuito é percorrido por uma corrente. A origem da f.e.m. vem da variação do fluxo através da espira pelo seu movimento no campo magnético (princípio dos geradores eléctricos).











                                                                                              Fígura  - Origem do fluxo


Já a lei de Laplace (figura seguinte) diz que se uma espira, alimentada por uma fonte de energia, for colocada no meio do campo magnético, exerce-se sobre ela uma força que a faz deslocar com um determinado sentido, sendo ela proporcional a:

·Intensidade de corrente na espira.
·Valor da indução magnética.
·Comprimento da espira submetida ao campo.
·Seno do ângulo formado pela indução e pela espira.












                                                           
     Figura : Esquema ilustrativo das componentes do rotor


No caso das máquinas rotativas, existem várias espiras apoiadas num eixo (rotor), causando o movimento do conjunto.
Desta maneira, quando uma corrente eléctrica atravessa um condutor, é criado um campo magnético à volta desse condutor, Se esse condutor for colocado num campo magnético ele movimentar-se-á devido à acção do campo.