O
componente principal de um veículo eléctrico é o seu motor. Existem
motores eléctricos de várias formas e tipos e eles são considerados os
equipamentos electromecânicos mais eficientes que existem. Diferente de
um motor de combustão interna, o motor eléctrico tem uma vida útil muito
superior à de um motor de combustão interna. Para o proprietário de um
veículo eléctrico isto significa ter um veículo eficiente, não poluente,
de alto desempenho e com baixo custo de manutenção, tudo isto devido às
características próprias do motor eléctrico.
Além das vantagens mencionadas, o motor eléctrico apresenta uma
característica especial que o diferencia do motor de combustão interna, o
seu pico de binário ocorre em rotações baixas ou próximas de zero RPM.
Não é por acaso que os motores eléctricos têm sido escolhidos para
movimentar comboios, metros e outros veículos de transportes públicos. A
sua resposta é imediata sem necessidade de aguardar que chegue a uma
determinada rotação para começar a usufruir da sua potência.
Com uma eficiência (rendimento) de cerca de 90% os motores eléctricos
estão bem além dos motores de combustão interna que apresentam
rendimentos de 25-30%.
Pelas leis de Lenz e Faraday, figura seguinte, sempre que um condutor ou
espira se movimenta dentro de um campo magnético cortando as linhas de
força, surge nos seus terminais uma força electromotriz (f.e.m.)
induzida, que tende a opor-se à causa que lhe deu origem, se estas
espiras estiverem ligadas a uma carga o circuito é percorrido por uma
corrente. A origem da f.e.m. vem da variação do fluxo através da espira
pelo seu movimento no campo magnético (princípio dos geradores
eléctricos).
Fígura - Origem do fluxo
Já
a lei de Laplace (figura seguinte) diz que se uma espira, alimentada
por uma fonte de energia, for colocada no meio do campo magnético,
exerce-se sobre ela uma força que a faz deslocar com um determinado
sentido, sendo ela proporcional a:
·Intensidade de corrente na espira.
·Valor da indução magnética.
·Comprimento da espira submetida ao campo.
·Seno do ângulo formado pela indução e pela espira.
Figura : Esquema ilustrativo das componentes do rotor
No caso das máquinas rotativas, existem várias espiras apoiadas num eixo (rotor), causando o movimento do conjunto.
Desta maneira, quando uma corrente eléctrica atravessa um condutor, é
criado um campo magnético à volta desse condutor, Se esse condutor for
colocado num campo magnético ele movimentar-se-á devido à acção do
campo.