As baterias de chumbo foram inventadas em 1859, e é o tipo de bateria recarregável mais antigo ainda em uso. Estas são feitas de um tipo de placa submersa e geralmente contém uma solução amena de ácido sulfúrico num recipiente aberto, e funcionam através da combinação do ácido com o chumbo, que geram electricidade. A sua maior vantagem é o seu reconhecimento nos mercados e a sua produção ser extremamente barata. No entanto, estas têm um enorme risco, já que quando são demasiado carregadas podem explodir, fazendo assim delas baterias de risco para serem usadas em carros eléctricos.

As baterias de níquel entraram no mercado no final dos anos 80, e estas possuem alta densidade de energia que pode ser contida numa bateria de reduzidas dimensões. Como estas não possuem produtos tóxicos, permitem uma reciclagem muito mais fácil.

As baterias de lítio, as mais conhecidas e mais utilizadas pelas marcas para carros eléctricos, entraram no mercado nos anos 90, e possuem uma densidade de energia muito alta. Têm uma óptima propriedade que poderá ser chamada de “auto-descarga”, ou seja, elas não perdem carga quando estão em descanso, no entanto também não a acumulam permitindo assim que não haja picos de energia para a degradar. Este tipo de baterias é muito conhecida principalmente por serem usadas em todos os aparelhos electrónicos, e as marcas de automóveis tomaram esta referência para a adaptaram estas baterias para o uso nos carros eléctricos.

A bateria é o “depósito de combustível” dos veículos eléctricos, pois é onde a energia necessária para movimentar o motor se encontra armazenada. É também a componente mais crítica do veículo, ao longo dos anos diversos tipos de baterias têm vindo a ser desenvolvidas, mas apenas um pequeno número delas podem ser usadas em veículos eléctricos. As mais utilizadas são as de chumbo-ácido (lead-acid), depois de adaptadas a este fim, e as de níquel-cádmio (nickelcadmium).

Existem outros tipos de baterias em desenvolvimento, algumas cuja principal aplicação será os veículos eléctricos, entre estas novas tecnologias estão os ultra-condensadores (ultra-capacitors) que se acredita irão permitir aumentar a autonomia dos veículos eléctricos.


As características mais importantes de uma bateria são:


Energia específica (Wh/kg) alta -  maior autonomia

Densidade de energia (Wh/l) alta - menor espaço

Potência específica (W/kg) alta - maior desempenho

Ciclo de vida (% de recargas) alto - maior vida útil

Tempo de recarga baixo - mais prática


Os requisitos mais importantes de uma bateria para que esta seja utilizada num veículo eléctrico são:

Capacidade de trabalhar no frio ou calor extremo

Pouca manutenção

Custo baixo

Universal (Substituição por outro modelo/fabricante)

Segurança

Adequação à aplicação