As
baterias de chumbo foram inventadas em 1859, e é o tipo de bateria
recarregável mais antigo ainda em uso. Estas são feitas de um tipo de
placa submersa e geralmente contém uma solução amena de ácido sulfúrico
num recipiente aberto, e funcionam através da combinação do ácido com o
chumbo, que geram electricidade. A sua maior vantagem é o seu
reconhecimento nos mercados e a sua produção ser extremamente barata. No
entanto, estas têm um enorme risco, já que quando são demasiado
carregadas podem explodir, fazendo assim delas baterias de risco para
serem usadas em carros eléctricos.
As baterias de níquel entraram no mercado no final dos anos 80, e estas
possuem alta densidade de energia que pode ser contida numa bateria de
reduzidas dimensões. Como estas não possuem produtos tóxicos, permitem
uma reciclagem muito mais fácil.
As baterias de lítio, as mais conhecidas e mais utilizadas pelas marcas
para carros eléctricos, entraram no mercado nos anos 90, e possuem uma
densidade de energia muito alta. Têm uma óptima propriedade que poderá
ser chamada de “auto-descarga”, ou seja, elas não perdem carga quando
estão em descanso, no entanto também não a acumulam permitindo assim que
não haja picos de energia para a degradar. Este tipo de baterias é
muito conhecida principalmente por serem usadas em todos os aparelhos
electrónicos, e as marcas de automóveis tomaram esta referência para a
adaptaram estas baterias para o uso nos carros eléctricos.
A bateria é o “depósito de combustível” dos veículos eléctricos, pois é
onde a energia necessária para movimentar o motor se encontra
armazenada. É também a componente mais crítica do veículo, ao longo dos
anos diversos tipos de baterias têm vindo a ser desenvolvidas, mas
apenas um pequeno número delas podem ser usadas em veículos eléctricos.
As mais utilizadas são as de chumbo-ácido (lead-acid), depois de
adaptadas a este fim, e as de níquel-cádmio (nickelcadmium).
Existem outros tipos de baterias em desenvolvimento, algumas cuja
principal aplicação será os veículos eléctricos, entre estas novas
tecnologias estão os ultra-condensadores (ultra-capacitors) que se
acredita irão permitir aumentar a autonomia dos veículos eléctricos.
As características mais importantes de uma bateria são:
Energia específica (Wh/kg) alta - maior autonomia
Densidade de energia (Wh/l) alta - menor espaço
Potência específica (W/kg) alta - maior desempenho
Ciclo de vida (% de recargas) alto - maior vida útil
Tempo de recarga baixo - mais prática
Os requisitos mais importantes de uma bateria para que esta seja utilizada num veículo eléctrico são:
Capacidade de trabalhar no frio ou calor extremo
Pouca manutenção
Custo baixo
Universal (Substituição por outro modelo/fabricante)
Segurança
Adequação à aplicação