O
sistema de controlo de potência de um veículo eléctrico é um dos
componentes mais importantes, tem como função controlar a energia
entregue pelas baterias ao motor para que este se mova adequadamente,
suave no arranque e deve entregar apenas a energia necessária depois de
atingir a velocidade de cruzeiro, isto para que este se mova com
velocidade quase constante, já nas subidas deve fornecer energia
suficiente para que seja ultrapassada a maior necessidade de energia.
Os controladores tipo PWM são usados em empilhadoras eléctricas e
veículos eléctricos e estão disponíveis comercialmente, utilizam
circuitos integrados para controlar a energia entregue ao motor.
Mais adequados para veículos eléctricos, os controladores podem ter
preços variados e consoante o tipo de motor do veiculo, para um motor CA
um controlador é aproximadamente 4 a 6 vezes mais caro que para motor
CC.
Para escolher o tipo de controlador adequado é necessário estudar bem o
veículo e a sua utilização, por exemplo, se quisermos poupar energia no
veículo teremos que aprender a não acelerar o veículo em demasia pois
poderemos precisar de travar e aí estamos a mandar a energia da
aceleração fora, isto faz com que o controlador seja diferente de um
condutor que acelere demasiadamente o veículo
Uma das vantagens do veículo é a baixa inércia do motor eléctrico,
podemos acelerar até uma determinada velocidade e na primeira descida
que encontrarmos deixamos o veículo andar livremente, movendo-se apenas
com a sua energia cinética fazendo aumentar a autonomia, travagem
regenerativa também é uma boa opção para aproveitar esta energia, apesar
de em cidade este recurso ser muito pouco utilizado devido aos limites
de velocidade (50 km/h)
Uma opção barata mas pouco usada é ter apenas um sistema de
interruptores e resistências que forneçam apenas a energia suficiente
para atingir a velocidade necessária e depois reduzir a dissipação de
energia nas resistências. Uma desvantagem desta opção é a redução da
autonomia do veículo devido à energia dissipada nas resistências, nas
próximas três figuras vemos como pode ser construído um circuito destes.
Figura - Controlo tipo interruptor simples
Figura - Controlo com resistência
Figura - Controlo com alternância de bancos de
baterias
Os
benefícios de um controlador estão no uso da electrónica, sendo que
mundialmente a sua utilização está a aumentar, também nos veículos, com
vista nos benefícios de monitorização e controlo.
As suas características tais como conveniência, flexibilidade e
adaptabilidade fazem deles os futuros sistemas utilizados, sendo estes
de diversos preços, podendo ir de 200 a 3000 dólares (US) dependendo da
capacidade e recursos necessários.
Como fabricantes temos a Curtis, Auburn, Sevcon, Zapi, DCP.