O sistema de controlo de potência de um veículo eléctrico é um dos componentes mais importantes, tem como função controlar a energia entregue pelas baterias ao motor para que este se mova adequadamente, suave no arranque e deve entregar apenas a energia necessária depois de atingir a velocidade de cruzeiro, isto  para que este se mova com velocidade quase constante, já nas subidas deve fornecer energia suficiente para que seja ultrapassada a maior necessidade de energia.
Os controladores tipo PWM são usados em empilhadoras eléctricas e veículos eléctricos e estão disponíveis comercialmente, utilizam circuitos integrados para controlar a energia entregue ao motor.
Mais adequados para veículos eléctricos, os controladores podem ter preços variados e consoante o tipo de motor do veiculo, para um motor CA um controlador é aproximadamente 4 a 6 vezes mais caro que para motor CC.
Para escolher o tipo de controlador adequado é necessário estudar bem o veículo e a sua utilização, por exemplo, se quisermos poupar energia no veículo teremos que aprender a não acelerar o veículo em demasia pois poderemos precisar de travar e aí estamos a mandar a energia da aceleração fora, isto faz com que o controlador seja diferente de um condutor que acelere demasiadamente o veículo
Uma das vantagens do veículo é a baixa inércia do motor eléctrico, podemos acelerar até uma determinada velocidade e na primeira descida que encontrarmos deixamos o veículo andar livremente, movendo-se apenas com a sua energia cinética fazendo aumentar a autonomia, travagem regenerativa também é uma boa opção para aproveitar esta energia, apesar de em cidade este recurso ser muito pouco utilizado devido aos limites de velocidade (50 km/h)
Uma opção barata mas pouco usada é ter apenas um sistema de interruptores e resistências que forneçam apenas a energia suficiente para atingir a velocidade necessária e depois reduzir a dissipação de energia nas resistências. Uma desvantagem desta opção é a redução da autonomia do veículo devido à energia dissipada nas resistências, nas próximas três figuras vemos como pode ser construído um circuito destes.









Figura  - Controlo tipo interruptor simples                                                    Figura  - Controlo com resistência





                  

                                                 Figura  - Controlo com alternância de bancos de baterias



Os benefícios de um controlador estão no uso da electrónica, sendo que mundialmente a sua utilização está a aumentar, também nos veículos, com vista nos benefícios de monitorização e controlo.
As suas características tais como conveniência, flexibilidade e adaptabilidade fazem deles os futuros sistemas utilizados, sendo estes de diversos preços, podendo ir de 200 a 3000 dólares (US) dependendo da capacidade e recursos necessários.
Como fabricantes temos a Curtis, Auburn, Sevcon, Zapi, DCP.