Em 1975, o Serviço Postal dos Estados Unidos comprou 350 jipes de entrega eléctricos da Motor Company americana para serem usados num programa de teste. Estes jipes tinham uma velocidade máxima de 80 Km/h e um alcance de 65 Km a uma velocidade de 65 Km/h. O aquecimento e descongelamento foram realizados com um aquecedor a gás e o tempo de recarga foi de 10 horas.
Várias acções legislativas e regulamentares dos Estados Unidos e no mundo inteiro têm renovado esforços de desenvolvimento do veículo eléctrico. O primeiro deles é os E.U. em 1990 com a alteração da Clean Air Act, os E.U. em 1992 com a Energy Policy Act, e os regulamentos emitidos pela California Air Resources Board (caranguejo). Além de emissões para a atmosfera mais rigorosas, foram feitas exigências e regulamentações que exigem reduções no consumo de gasolina, vários estados têm emitido requisitos Zero Emission Vehicle.
O "Big Three", os fabricantes de automóveis e o Departamento de Energia dos E.U., bem como um número de empresas de conversão de veículos estão envolvidos activamente no desenvolvimento do veículo eléctrico através de uma parceria para uma nova geração de veículos. Conversões de veículos movidos a gasolina familiar para veículos eléctricos, bem como os veículos eléctricos projectados da terra acima, estão agora disponíveis e atingem velocidades de auto-estrada com alcances de 80 a 240 quilómetros entre recarga.
Alguns exemplos desses veículos são a Chevrolet S-10 pick-up, convertido pelos E.U., na Electricar e não está mais disponível. Era alimentado por dois motores de corrente alternada e baterias de chumbo ácido. Ele tinha um alcance de cerca de 100 quilómetros e podia ser recarregado em menos de 7 horas.
O Metro Geo, convertido por Solectria Corp, é um carro de passageiros movidos por um motor de corrente alternada e de baterias de chumbo ácido. Tem um alcance de 80 quilómetros, e a bateria pode ser recarregada em menos de 8 horas. Durante 1994 o American Tour del Sol, de Nova Iorque para Filadélfia, foram cruzados mais de 200 quilómetros com uma única carga usando baterias Ovonic.
O "Big Three" e os fabricantes de automóveis também desenvolveram veículos eléctricos. Um veículo no início de 1990 foi o Ford van Era um carro utilitário com um motor de corrente alternada e baterias de enxofre de sódio. A velocidade máxima era 70 km / h e alcançava uns incríveis 160 quilómetros.
A Ford desenvolveu uma versão eléctrica de sua pick-up Ford Ranger. Ela tinha um alcance de cerca de 105 quilómetros com as suas baterias de chumbo ácido, tinha uma velocidade máxima de 75 km / h, acelerou de 0-50 km / h em 12 segundos, e tinha uma carga de 700 quilos. mais...