Página Inicial
Introdução
Objectivos
Desenvolvimento
Equipa de Trabalho

Introdução



As energias renováveis são essenciais para o fornecimento energético e uma forte aposta de todos os governos para substituir os combustíveis fósseis, pois estes são grandes poluentes, causadores do efeito de estufa, sendo este um grave problema ambiental. Deve-se ter em atenção que os recursos naturais estão cada vez mais escassos, sendo imperativo a utilização de energias renováveis que são energias inesgotáveis, nomeadamente neste caso a energia eólica.


No contexto das energias renováveis, a energia eólica em Portugal tem registado um forte incremento nos últimos anos, sendo hoje uma referência incontornável no panorama europeu e mundial.


A energia eólica é a energia produzida pelo vento, este tem origem nas diferenças de pressão causadas pelo aquecimento diferencial da superfície terreste e é influenciado pelos efeitos locais. Este tipo de energia representa o aproveitamento da energia cinética proveniente do vento para produzir energia mecânica e consequentemente energia elétrica. A conversão desta energia é feita com o auxílio de turbinas eólicas, ou aerogeradores.


A microgeração é uma forma de geração energética que tira proveito das energias renováveis, sendo utilizada em pequena escala nas habitações.


Os objectivos desta dissertação visam, primeiramente, a análise dos componentes que incorporam um sistema de microgeração eólica, seguidamente, será efectuada uma análise de mercado relativamente aos componentes mais viáveis do ponto de vista económico. Por último pretende-se estudar a implementação de um conversor que permita estabalecer a ligação à rede eléctrica.


Copyright (c) 2010-2011