Dentro dos sistemas electrónicos, tais como telemóveis, computadores, podemos encontrar inúmeros circuitos integrados. Cada circuito integrado é composto por diversos componentes de diferentes tamanhos e complexidade. Um chip pode ser constituido por milhões de transístores. Devido aos avanços tecnológicos contínuos foi possível, como exemplo, melhorar os consumos de alimentação e diminuir o tamanho dos circuitos.

 

Introdução

Métodos e Materiais

¨ Ferramentas de simulação utilizadas

¨ Metodologia de trabalho seguida

Instituto politécnico de tomar

Escola Superior de Tecnologia de Tomar

 Página Principal             Objectivos                Contacte-nos            Desenvolvimento             Links                                

Com o desenvolvimento e complexidade da ciência tecnológica, hoje em dia é praticamente impossível testar e ensaiar o funcionamento de circuitos apenas através de cálculos matemáticos em papel, pois até muitas das fórmulas e valores constantes utilizados nesses cálculos já começam a estar desactualizadas. Dessa forma hoje em dia os projectistas recorrem ao uso de software de dimensionamento, desenho e simulação de circuitos.

O nosso projecto não foi excepção, logo recorremos a algum software. O software utilizado foi DSCH3, PSpice e o MicroWind3.

O MicroWind é uma ferramenta de simulação que recebe as netlists da maioria dos programas de desenho e efectua as simulações em layout. Este programa consiste numa janela do tipo linha de comandos e apresenta os resultados em texto com possibilidade de ficheiros de saída de dados, podendo ainda possibilitar a amostra dos resultados através de gráficos.

                 O DSCH e o PSpice são ferramentas de construção de esquemáticos e simulação dos respectivos esquemáticos. Estes programas tal como o MicroWind consistem numa janela do tipo linha de comandos e apresenta os resultados em texto com possibilidade de ficheiros de saída de dados, podendo também possibilitar a amostra dos resultados através de gráficos.

             Este projecto consistia na conclusão do trabalho desenvolvido no ano anterior pelos nossos colegas de curso, embora não tendo sido possível. Como o projecto é complexo foi construído através de blocos/circuitos separados para facilitar o seu estudo. Ou seja, numa primeira fase simulamos no DSCH e no PSpice os blocos desenvolvidos pelos nossos colegas de curso para entendermos o seu funcionamento. Para melhor entendermos os blocos foi-nos leccionada pelo Eng.º Jorge Guilherme aulas suplementares de micro electrónica. Seguidamente efectuamos um estudo sobre layout, pois nunca antes tínhamos tido acesso. Por fim construímos os blocos desenvolvidos pelos nossos colegas em layout.

¨ Modo de trabalho seguido

Na execução do projecto optou-se inicialmente pelo estudo das aulas de electrónica I, electrónica II, electrónica de potência, micro electrónica, fizemos alguma pesquisa sobre layout e sobre PSpice através da Internet que se encaixam nos requisitos de projecto. De seguida começou-se a implementar os blocos em dsch3, PSpice e MicroWind para ensaio das suas características de potência e previsão.