Tomar

Cidade Templária

Situado a norte do distrito de Santarém, cobrindo uma superfície de cerca de 350 km2, Tomar é uma das cidades mais bonitas da região centro. Repleta de belas paisagens e história é sem duvida uma cidade de referencia. 

Com cerca de 43 mil Habitantes, divididos por 2 freguesias urbanas e 14 rurais, com zonas florestais predominantes, produz principalmente azeite, vinho e frutos secos. Sendo atravessada pelo Rio Nabão, fica muito próxima do Rio Zezere. Como concelhos vizinhos Tomar é delimitado a norte por Ferreira do Zezere, a este por Ourém e Torres Novas, a sul por Vila Nova da Barquinha e Entroncamento e a leste por Abrantes.

A região é habitada há mais de 30 mil anos, apresentando inúmeros vestígios pré-históricos datados desde o paleolítico médio, é o caso de várias grutas e antas nas margens do nabão. Tomar tem em sua historia precedente três situações sabidas de ocupação :

I- Nabância, fundada primordialmente pelos Túrdulos em 480 a.C. e 600 anos depois pelos Romanos de Trajano.

II- Sellium, importante povoação fundada no Sec. I pelo Imperador Augusto, localiza-se na cidade de Tomar na margem esquerda do Nabão. No Fórum, cujas ruínas foram descobertas nos anos 80 situavam-se os principais edifícios públicos romanos.

III- Tomar foi fundada em 1 de Março de 1160 e teve o seu berço no alto de uma colina sita a poente do rio nabão, com a construção do Castelo, no reinado de D. Afonso, por Gualdim Pais, mestre dos soldados portugueses do templo. Ao abrigo do castelo começou a construir-se a povoação, cujo povoamento se fez por intermédio dos cavaleiros do templo, cavaleiros vilões, peões herdadões, mouros cativos e escravos. Os templários foram assim os fundadores da povoação, os dinamizadores do povoamento, os polarizadores da cultura e os defensores das arremetidas dos mouros.

O Concelho de Tomar é sem dúvida, um dos mais belos de Portugal. Constituído por 16 freguesias, em que a sua grandeza não se limita à beleza e riquesa dos seus monumentos, paisagens, gastronomia, artesanato e festividades, mas também pela maneira hospitaleira das suas gentes no acolhimento dos seus vizitantes. É neste contexto, que o Concelho de Tomar é riquíssimo, predominantemente rural, com 16 freguesias, tão diferentes entre si.

Á mesa, Tomar, têm a tradição e história o cabrito assado, as couves à D. Prior, vaca com molho de bruxa, a lampreia, pudim de queijo fresco, pudim da sogra e as famosíssimas fatias de tomar.

Considerada mãe de todas as festas ao Divino Espirito Santo celebradas nos Açores, Brasil e América do Norte, e uma das mais famosas festas de Portugal, a festa dos Tabuleiros é uma majestosa acção de graças à abundância de pão, evocada na inesquecível procissão de ofertantes que desfilam de branco com lindos tabuleiros à cabeça, bem enfeitados de pão, flores de papel, espigas de trigo e verdura. Actualmente esta Festa realiza-se de 4 em 4 anos.

O Instituto Politécnico de Tomar situa-se na Cidade de Tomar, num amplo, moderno e bem equipado campus académico; Desenvolve a sua actividade nas mais diversas valências do saber Humanístico e Tecnológico, designadamente, da Cultura e Gestão, da Arte, Arqueologia e Restauro, da Fotografia e Artes Gráficas, da Engenharia Civil, da Engenharia Química, da Engenharia Electrotécnica e da Engenharia Informática; Tem cerca de 115 docentes e 2300 alunos; Inclui diversos Centros de Recursos, de Investigação e de Desenvolvimento; Participa em diversos Protocolos de Cooperação com instituições de ensino e investigação nacionais e estrangeiras.
-
Escola Secundária Jacome Ratton
-
Escola Secundária Nuno Alvares Pereira
-
Escola Secundária Santa Maria do Olival