Links úteis: Escola Superior de Tecnologias de Tomar Instituto Politecnico de Tomar Responsáveis pela elaboração do projecto:
- Filipe Cardoso - André Simões - Pedro Alves Orientadores do projecto:
- Manuel F. M. Barros (LEEC) - Paulo Coelho (LEEC) - Luís Almeida (LEI) - Pedro Neves (LAB.ipt) |
Projecto Final de Curso
Breve descrição do projecto: O nosso projecto tem como principal objectivo projetar e implementar um sistema de controlo de acesso às instalações dos laboratórios do IPT. É um projeto interdisciplinar que envolve a orientação e coorientação de professores da licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e da Licenciatura em Engenharia Informática do IPT.
O sistema a realizar, baseado numa “board” PC compatível ou em microcontrolador, propõe a montagem de um sistema de acessos, mediante a verificação e validação do cartão de estudante e fotografia instantânea, bem como deve ser exploradas outras formas de acesso alternativas usando as tecnologias de informação e automação mais adequadas, como teclados, dispositivos Bluetooth, sensores biométricos e/ou RFIDs.
Proposta de Projecto Primeira reunião geral: Esta reunião teve como principal objectivo dar a conhecer todos os intervenientes no projecto, desde orientadores a alunos. Serviu ainda para definir o calendário de tarefas e ainda estabelecer objectivos para este mês.
Acta da reunião 29/2/2012 Planeamento das tarefas Segunda reunião geral: Nesta reunião foi apresentada uma breve descrição acerca das várias tecnologias propostas para uso no projecto, bem como algumas vantagens, desvantagens e o custo de cada tecnologia. Foi debatido e concluido que a tecnologia que melhor se adapta ao nosso projecto é o RFID.
Acta da reunião 15/3/2012 Apresentação do funcionamento das tecnologias Especificação dos Requisitos do Projecto: No link em baixo encontram-se os requisitos iniciais do nosso Projecto Final. Ainda são muito poucos, mas nas próximas semanas contamos já ter os reuquesitos mais detalhados e trabalhados.
Requisitos iniciais do Projecto Terceira reunião geral: Nesta reunião foi feito um ponto de situação relativamente ao estado em que se encontra o projecto, bem como foi ainda feita uma demonstração de uma pequena demo. Foram ainda discutidas as soluções apresentadas, bem como foram definidos os objectivos para a próxima reunião.
Acta da reunião de 4/4/2012 Actualização do estado do Projecto Objectivos para a próxima reunião:
- Pesquisa sobre tecnologias de RFID já existentes e implementadas no mercado actual; - Implementação de interface para utilizador no servidor; - Aprefeiçoamento do código já efectuado; - Pesquisa sobre a tecnologia RFID utilizada nos aeroportos e metros. Quarta reunião geral: Esta reunião foi dividida em 3 fases. Numa primeira fase foi feita uma pequena apresentação acerca da segurança e das normas utilizadas nos cartões de identificação. Na segunda fase foi feita a demonstração da segunda versão da demo. Como última fase foram definidos os objectivos a serem cumpridos até à próxima reunião.
Acta da reunião de 24/4/2012 Apresentação sobre segurança Objectivos para a próxima reunião:
- Listagem de Hardware necessário para implementação real do problema; - Inserção de reconhecimento facial no projecto. Quinta reunião geral: O objectivo desta reunião foi dar a conhecer os avanços efectuados no projecto durante as semanas que se seguiram à última reunião. Foram também adicionados os novos objectivos para a próxima reunião.
Acta da reunião de 6/6/2012 Objectivos para a próxima reunião:
- Elaboração de um website em substituição da aplicação de administração; - Elaboração de um pequeno resumo acerca das tecnologias e trabalho já realizado até agora. Sexta reunião geral: nesta reunião foi apresentado o primeiro Demo com todas as componentes do projecto, servidor, leitor e website, em sincronia, bem como a discussão do trabalho apresentado. Foram ainda definidos os objectivos para a próxima reunião.
Acta da reunião de 13/9/2012 Objectivos para a próxima reunião:
- Elaboração de uma maqueta com o objectivo de mostrar o Demo a funcionar numa situação real. |