Sprite

Sunmos

Time Warp

TINOS

Tornado

Unix

Vino

Windows 95

Windows 98

Voltar à página inicial.


Sprite

Sprite é um sistema operativo de pesquisa desenvolvido na Universidade de Califórnia, Berkeley, pelo grupo de pesquisa de John Ousterhout.
Sprite é um sistema operativo distribuído que provê uma única imagem de sistema para um agrupamento de workstations. Fornece um alto desempenho do sistema por parte do cliente e caching de servidor. Tem migração de processo para tirar proveito de máquinas inativas. Era usado como um "testbed" para pesquisa em sistemas de arquivo tronco-estruturados, sistemas de arquivo listados, recuperação de "crach", e sistemas de arquivo RAID, entre outras coisas.
O projeto de sprite terminou agora, embora ainda está corra em alguns máquinas. Numa DECstation 5000/200 ou um SparcStation 2, este SO corre.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


Sunmos

SUNMOS (sistema operacional de Sandia/UNM) é um projeto em comum entre Sandia Laboratórios Nacionais e o departamento de ciência de computador na Universidade de Novo México (UNM). A meta do projeto de SUNMOS é desenvolver um altamente portátil, contudo eficiente, sistema operativo para sistemas de memória distribuída paralelos. O projecto foi dirigido inicialmente pela necessidade de apoiar aplicações científicas, alargamos os nossos interesses para incluir aplicações empresariais, especificamente aplicações que processam números extremamente grandes de transações.
O projecto foi iniciado em 1991 de janeiro. O primeiro passo era desenvolver um sistema operativo que era compatível com Vertex, o fabricante desenvolveu o sistema operativol para os nCUBE-2. SUNMOS, o resultado deste esforço, serviu como um teste para nova mensagem que passa esquemas e exploração em alto desempenho I/O.
Na Primavera 1993 decidiu-se apontar SUNMOS para o modelo de perfeição da Intel. Levou-se só três mês para o fazer , atribuido à compatibilidade do SUNMOS. São dirigidos esforços actualmente para fazer o SUNMOS mais robusto e somar características que foram identificadas como necessário pela nossa comunidade de cada vez maior nºde utilizadores.
Especialmente no princípio, quando as discrepâncias entre SUNMOS e OSF eram muito maiores, algumas pessoas pensaram que seria engraçado comparar os dois sistemas operacionais.
Puma é o sucessor do SUNMOS.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


Time Warp

O sistema operativo time warp(TWOS) é um sistema operativo para correr simulações paralelas discretas com máxima eficiência e em computadores distribuiudos . Embora TWOS tenha um pouco de capacidades de sistema operativo como objecto que programa e administração de memória, a maioria dos implementação de TWOS não substituem o sistema operacional de anfitrião, mas aparece como uma aplicação que corre em cima deste.Para tirar proveito de paralelismo, uma simulação discreta pode ser decomposta em componentes individuais ou objetos que correm em paralelo.Sendo de uma simulação de evento discreta, cada objecto corre em momentos discretos em tempo de simulação. Quando os objetos são corridos em paralelo em nodos diferentes, é geralmente necessário sincronizar de alguma maneira de forma que a simulação não produz resultados impróprios devido a um objecto que corre muito à frente de outro. São chamados tais resultados impróprios erros de causalidade.Métodos conservadores de sincronização impedem para erros de causalidade, a acontecer bloquea se necessário. TWOS foi usado para apoiar uma variedade de simulações, inclusive uma rede neural, (SPH) simulação da atmosfera de Júpiter que segue a SL9 colisão do cometa, uma simulação de campo de batalha militar, e mensagem que passam uma rede computadores.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


TINOS

TINOS é umsistema operativo de32-bit pequeno para plataformas da Intel. É apontado para ter todas as capacidades de sistemas operativos modernos, i.e. multitasking, multithreading, arquitetura de microkernel ,etc.Uma vez que tem um tamanho relativamente pequeno exige poucos recursos de sistemas.Basta uma workstation OS e não multi-processador, plataforma de servidor de transações on-line. Lenbrando mesmo um multitasking DOS.

O objectivo do projeto é desenvolver sistema operativol multi-tarefa pequeno para plataformas da Intel. TINOS apoiará o seguinte :

Está a ser desenvolvido principalmente para propósitos educacionais. Para agora, TINOS está baseado em desígnio de kernel monolítico, como era um pouco mais simples começar com esta aproximação. Será feita um adptação para arquitetura de microkernel. .
TINOS é escrito completamente em C, são escritas partes só pequenas em assembler. O kernel administra processos e linhas (embora multithreading ainda não é apoiado), administração de memória virtual (cada processo corre no seu próprio espaço de endereço, nenhum swaping contudo), drivers de dispositivo e filesystem .

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


 

Tornado

Tornado é um sistema operativo novo para máquinas multiprocessador de memória compartilhada que está a ser desenvolvido para NUMAchine que suporta a interação de cliente-servidor espacial. Esta facilidade de IPC tem acesso dados só locais, e consequentemente não causará nenhum tráfego de consistência e não requererá nenhum sincronização. Como resultado, desempenho de PPC está comparável ao uniprocessor mais rápido IPC cronometrado e pode ser sustentado em desenvolvimento embora o número de operações de IPC simultâneas, até mesmo se são tudo dirigidos ao mesmo servidor.
O código do SO é Hierárquico, uma estrutura modular e flexível que pode ser aplicada a objetos de sistema operativo ou serviços. Usando esta estrutura, são reproduzidos pontos de serviço do sistema operativol automaticamente, para processar ocorrencias que aumenta linearmente com o número de processadores no sistema, contudo uma baixa sincronização constante em cima.
Ultimamente, Tornado usa um objecto-orientado e constrói aproximação de raíz. Com esta aproximação a aplicação pode criar arquivos que distribuem dados por discos múltiplos que usam várias protocolos de distribuição, cria arquivos reproduzidos, cria arquivos codificados, cria arquivos comprimidos que sãodescodificados , ou arquivos com muitos ponteiros de arquivo simultâneos para nomear alguns exemplos.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


UnixUNIX! Live free or die!

O Unix é um sistema operativo de aplicação industrial e cientifica mais difundida no Mundo, sendo também dos que mais evoluío atendendo às utilizações do dia a dia. As suas características apresentam "multitasking", memória virtual, TCP/IP, bibliotecas compartilhadas, e potencialidades multi-utilizador.

Unix, inclui potencialidades de operar em redes avançadas. O Unix é superior aos outros sitemas operativos no que se refere ao desenmpenho em rede. Como um servidor de Internet/WWW, Unix é das melhores escolha. Este SO foi escolhido por centenas dos milhares de ISPs, por muitos laboratórios de informática nas Universidades.

Unix suporta todos os protocolos da Internet, incluindo o correio electrónico, notícias de UseNet, Gopher, Telnet, Web, FTP,Talk ,POP, NTP, IRC, NFS, DNS, NIS, SNMP, Kerberos, WAIS e outros. Linux pode operar como um cliente ou como um servidor para todas esta aplicações. O sistema também encaixa facilmente nas redes locais, independentemente dos sistema sque estão a correr.

UNIX foi desenvolvido originalmente em Laboratórios de Sino como um projecto de pesquisa privado por um grupo pequeno das pessoas que começam em 1969. Este grupo teve experiência com vários esforços de pesquisa de sistemas operacionais diferentes nos 1970's. As metas do grupo eram projectar um sistema operacional para satisfazer os objetivos seguintes:
- Simples e elegante
- Escrito em um idioma de nível alto em deterirmente do assembler
- Permita reutilizar o código

O grupo trabalhou principalmente no idioma niv
el alto desenvolvendo o sistema operativo. Como este desenvolvimento continuou, mudanças pequenas que eram necessárias no kernel e o idioma permitir completar o sistema operativo.
Muitos sistemas opera
tivos têm uma visão simplificada de comportamento de aplicação. A aplicação típica lê alguns dados de disco, fita ou um término e faz algum processo. Produção é produzida sobre disco, grave, grave, terminal, ou impressora. Os sistemas operativos geralmente originam instalações de fácil implementação para apoiar este tipo de instalações.

Em UNIX porque o idioma de C foi escrito para ser usado para implementar um sistema opera
tivo em lugar de uma aplicação de introduzir-processo-produção " tradicional ", uso destas características sofisticadas é feito totalmente do idioma de C sem escrever qualquer idioma de assembler.

Quando UNIX foi distribuído, os u
tilizadores poderiam escrever aplicações em C e facilmente poderiam fazer uso de todas as instalações do sistema operativo. Isto permitiu para fomentador de aplicação desenvolver aplicações muito mais sofisticadas que utilizam estas instalações rapidamente.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


Vino

O objectivo deste sistema operativo é elaborar componentes para serem integrados num sistema opearativo afitrião.O software permite uma aplicação na utilização de novos componentes de sistemas e adicionalmente componentes de kernels. O que reduz a quantidade de código que é necessária escrever permitindo a utilização de aplicações novas que correm depressa.

O kernel deveria fornecer mecanismos, não política. A política deveria ser fornecida pelo administrador do sistema, programador de aplicação, ou até mesmo pelo utilizador final. O sistema operativo VINO é projectado para realizar a gestão de todas as políticas tão abaixo quanto possível, até mesmo " políticas internas " como" filesystem". Isto permite para aplicações tirar proveito de serviços de kernel e elimina a necessidade comum para implementar novamente kernels do software de aplicação.
Foram projectadas as interfaces de kernel internas e interfaces de utilizador-kernel para reduzir a duplicação tanto quanto possível.Isto reduz a carga em fomentador de aplicação e reduz a necessidade de possuir estantes cheias de manuais de referência.
Os standardização para sistemas operacionais e seus componentes evoluíram durante os últimos quarenta anos e assim em muitos casos se torna tão convencional que ninguém se lembre de outra alternativa. No VINO tentam não utilizar nenhuma destas soluções convencionais para implementar este SO, pretendeu-se desenvover kernels novos que vão ao encontro das exigências actuais.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


Windows 95

O Microsoft Windows 95 é um sistema operativo que começa com a funcionalidade básica encontrada actualmente no MS-DOS, nos Windows 3.1 e 3.11. É um sistema completo porque oferece um amplo conjunto de recursos e uma interface com o usuário aprimorada.

O desenvolvimento do Windows 95 foi baseado em uma pesquisa onde se levou em conta os recursos já existentes e quais as tecnologias que seriam mais utilizadas após o seu lançamento.

A maior velocidade vem do novo sistema operativo baseado no sistema de arquivos de 32 bits (FAT32). Projectado para executar a nova geração de programas 32 bits, o Windows 95 permite o uso dos novos e poderosos recursos como a Multitarefa Preemptiva e Multiprocessos ( várias ações ao mesmo tempo ). Também executa os seus programas actuais do MS-DOS e Windows 3x num ambiente bem mais estável.

O Windows 95 não tem nenhuma dependência em relação ao MS-DOS e oferece recursos de um sistema operacional gráfico auto-suficiente.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.


Windows 98

O sistema operativo windows 98 foi desenvolvido a partir dos inovadores recursos introduzidos com o Windows 95. Ao mesmo tempo, o Windows 98 mantém o melhor suporte para tecnologias e aplicativos baseados nas versões anteriores do Windows.

O Microsoft Windows 98 aumenta a produtividade do computador, através da forte integração com a Internet e do melhor desempenho do Sistema, além de fornecer diagnóstico e manutenção mas fáceis.

Adicionou-se componentes do Kernel do Windows NT no núcleo WDM do Memphis, mas continua com os mesmos componentes do MS-DOS de modo real, Kernel, User, GDI e VMM do Windows 95, de modo a continuar compatível com todos os aplicativos existentes.

O kernel WDM é o Win32 Driver Model, um novo sistema de gerenciamento de drivers de periféricos que é utilizado pelo Windows 98 e pelo Windows NT 5. O Windows 98 continua com o mesmo kernel do Windows 95.

As novidades do Windows 98 dizem respeito a avanços gráficos, suporte a novos periféricos e novos aplicativos, além de suporte à Internet através da própria interface gráfica um Windows 95 com o Internet Explorer 4, Microsoft Plus e Power Toys instalados fica bem parecido com o Windows 98.

As vantagens oferecidas pelo Microsoft Windows 98 são do interesse de uma grande variedade de utilizadores. Para ajudá-lo a descobrir como o Windows 98 pode melhorar a sua experiência no uso do computador, essas vantagens encontram-se divididas em 4(quatro) áreas específicas:

- Melhor qualidade de vida na Internet;

- Melhor trabalho com seu computador;

-Maior interactividade com o computador por parte do utilizador;

- Mais potência para o PC e acessórios.

O Windows 98 aumenta o desempenho do seu sistema e faz que você economize tempo, levando um terço do tempo usado pelo Windows 95 para abrir um arquivo. Um componente do Assistente para Manutenção do Windows, o Desfragmentador de Discos, faz isso reduzindo substancialmente o tempo para abrir os aplicativos que usa com mais freqüência. Quando o programa é inicializado, o Windows 98 acessa estes arquivos de maneira mais eficiente.

Quer saber mais?

Voltar ao ínicio.