Amoeba

Angel

Drops

Eros

Flops

Fluid

FreeBSD

Glunix

Grasshopper

Harmony

Hurricane

Java

Jos

 

Voltar à página inicial.


Amoeba

Ameba é um sistema operativo baseadonum microkernel- poderoso que permite o funcionamentode workstations ou computadores uniprocessador num sistema integrado. Foi utilizado no ensino, investgação e indústria, e governo por aproximadamente 5 anos. Corre no SPARC (Sun4c e Sun4m), os 386/486, 68030, e Sun 3/50 e Sun3/60.
Na Universidade de Vrije, Ameba corre em 80 computadores da SPARC ligados por rede Ethernet e formam um processador poderoso. É utilisado para pesquisa em e sistemas operativos paralelos distribuidos, sistemas de runtime, idiomas, e aplicações.

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


Angel

O sistema operativo Angel iniciou-se em 1991 com o objectivo de evitar os problemas de enderaçamentos encontrados nos S.O Topsy/Meshix. Este sistema operativo é projecto como um paralelo e é distribuido num sistema operacional, actualmente está elaborado para ser aplicado em PC´s de alta velocidade. Este modelo tem a dupla vantagem de possuir um custo inicial e upgrads de baixo custo. Como o processo baseia-se numa rede de nodos, como uma única máquina de memória compartilhada, usando ténicas de memória compartilhada virtual distribuída (DVSM), endereçamos ambas as necessidade para melhorar a performance e fornecer uma plataforma mais compatível e útil para as nossas aplicações. Futuros aumentos de performance podem ser obtidos utilizando a assistência de hardware (por exemplo SCI, CC-NUMA). a partilha de informação é simplifaca futuramente através da adopção de um "single address space", uma abstração em qualquer parte do harware é identificada exclusivamente por seu endereço virtual. Uma vez que este S.O prevem de uma base UNIX, fornece um ambiente experimental mais poderoso. Sendo ainda bastante importante, a possível compatibilidade com UNIX num nível alto.
O primeiro lançamento do pacote Angel utilizou em 1995 uma plataforma Pentium e formará a base para várias estudos e comparações.

 

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


DROPS


OProjecto Dresde sistemas operativo em tempoReal, é um projecto de pesquisa que visa o apoiar aplicações com qualidade e exigências de Serviço.
Embora muita pesquisa foi efectuada em network suparte de aplicações de media, muito poucos projectos atingem sistema operativo bem implementado no que se refere a distribuição,tais como gestão de prioridade e sistema de suporte de ficheiros do sistema para tempos de interupções assim como prioridades . O projeto DROPS tenta achar técnicas de implementação para a construção de sistemas operativos de tempo real distribuídos cujos componentes garantem um certo nível de serviço para as aplicações.
Um componente chave é L4Linux, o servidor de Linux em cima do L4 microkernel,fornece aplicações de Linux standards. Para lá disso componentes de tempo reail separados fornecem o servico a aplicações em tempo real. Neste momento, estão a ser desenvolvidos protocolos baseados em projectos de tempo real e um verdadeiro ficheiro sytem está a ser desemvolvido.
O projeto é apoiado por DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft, SFB 358, Teilprojekt G2).

Quer saber mais?
 

Voltar ínicio.


EROS

EROS é um sistema operativo novo que é implementado na Universidade de Pennsylvania. O sistema funde algumas idéias muito velhas em sistemas operacionais com algumas idéias mais novas sobre desempenho e administração dos recursos. O resultado é um pequeno, seguro, sistema operativo em real-tempo que dá persistência de orthogonal.

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


Flops

Flops é um sistema operativo multi-utilizadores e multi-tarefas com dois kernel diferentes. O kernel de texto-modo tem um Unix-como interface, mas Flops não é um UNIX. O kernel de gráficos excede as necessidades actuais do sistema operativo. Interface agradável, fácil de usar (por exemplo, não necessita de clique duplo); fidedigno e extremamente rápido.
Flops são compatíveis com DOS ( não é necessário formatar o disco rígido). No entanto este sistema operativo tem o seu prório ficheiro system, denominado FLFS. Este é um ficheiro de sistema extraordinário com 512 bytes, e um máximo de 8 gigas de espaço de disco endereçavel . Flops pode funcionar com 64 volumes. O que faz 512 Gigas, este sistema operativo utiliza os mesmos blocos de 512 bytes para um volume de 8 gigas assim como de 20 megas. Á a registar a diferença entre este sistema operativo e o DOS, mesmo um arquivo menor (>0 byte) leva 32 kbytes de espaço pelo menos. No Flops, aquele arquivo levaria só 512 bytes.
FLOPS utiliza 30 caráteres para os nomes dos ficheiros.

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


Fluid

As aplicações de hoje no cálculo científico computadorizado e de servidor de comunicações requerem a utilização de processamento paralelo.O nº de processadores amentou grandemente nos ultimos anos. O número de processadores incorporado em um sistemas paralelos aumentou de centenas (actual) para dez mil (RWC-1). é possível que tecnologia de ULSI alberge milhões de processadores numa caixa futuramente. Dez mil ou milhões de processadores, requerem tecnologias diferentes de sistemas operativos paralelos diferentes das existentes. A equipa que desenvolve um S.O. para sistemas com tal número de processadores denominou-o fluid. Fluid é um conjunto de várias políticas de OS e ferramentas, e podem ser resumidas em quatro categorias.
Um sistema de memória virtual paralelo avançado, GVVM desenvolvido usando o LBT. O esquema de tempo compartilhando está incorporado com algoritmosdo processador de forma que os processadores a utilizam um esquema eficiente de partinha de tempo para garantir a eficácia
O método de Selecção do Algoritmo automático (AASM) seleciona o algoritmo mais satisfatório para ambiente de execução de algoritmos preparados a tempo real. O AASM está baseada na pré-execução e técnicas muito rápidas de verificação utilizando redes neutras. Tecnologia similiar é a Ótima Estimação de Paralelismo que determina o número mais apropriado de tarefas de micro para um problema em tempo real.
Componentes de hardware que implementa uma aplicação de muitos objetos independentes é hoje em dia um da noção mais notável. OLE e OpenDoc são exemplos para programar aplicações. Lods é um componentware inovador para programadores de idioma.
Para avaliar as tecnologias acima mencionadas, para número grande de processadores, nós precisamos de uma máquina virtual paralela . ETL RWC-1 Ambiente de Simulação (ERSE) é um simulador de máquinas de funcionamento paralelo. Prevê a velocidade de execução do código nativo, e tempo virtual em workstations Solaris multiprocessor .

Quer saber mais?
Voltar ínicio.

FreeBSD

O FreeBSD é um sistema operativo clonado do UNIX, Multitarefa de 32 bits gratuito , para computadores pessoais de arquitectura Intel e compativeis, desenvolvido e actualizado e melhorado por uma equipa grande de programadores.FreeBSD oferecenos a possibilidade de trabalho em rede avançado desempenho, segurança e compatibilidade caracterizam o S.O. que ainda hoje está na frente de outros sistemas operativos, até mesmo de alguns dos melhores comerciais.FreeBSD é uma alternativa muito econômica para workstations que correm UNIX comercial. Ele é um sistema operacional completo , robusto , e é distribuido com o seu código fonte o que faz dele um excelente sistema operativo para estudantes de Engenharia ou informática.
O robusto suporte TCP/IP do FreeBSD faz dele um sistema ideal e de baixo custo para aplicações Inter/Intranet. Veja alguns dos serviços que ele permite implementar:


FreeBSD pode ser instalado de uma variedade de perifericos inclusive CD-ROM, disquete, fita magnética, uma partição de MS-DOS, ou mesmo em rede.O melhor de tudo isso é que pode rodar todas estas aplicações na mesma máquina. Isso não basta ?
Mas isso ainda não é tudo, o FreeBSD é distribuido com compilador ANSI C , tem á sua disposiçao diversos tipos de shell ( sh , csh , zsh , bash , etc ) , além de poder utilizar a interface grafico Xwindows , transformando seu PC numa verdadeira Workstation UNIX.

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


Glunix


As recentes tendências da tecnologia de alta velocidade/ baixa "latency" nas redes locais provocou uma tendência para a utilização de hardware em multi processadores paralelos (MPPs) e redes de Workstations (NOWs). Em relação aos MPPs tradicional, o NOWs oferece um potencial e boa efectividade, aumento da acessibilidade, e diminuiu o hardware e o tempo de desenvolvimento do software. A principal diferença entre NOWs e MPPs será a médio prazo o sistema operativo.
Infelizmente, sistemas operativos de workstation modernos fornecem o apoio necessário por execução de programas paralelos de modo eficiente num ambiente compartilhado com aplicações sequenciais. O objectivo da pesquisa é agrupar recursos em um NOW para obter melhor desempenho em aplicações paralelas e sequenciais. Para o alcançar, o sistema operativo deve suportar "gang- scheduling" de programas paralelos, identificar recursos na rede de trabalho (CPU, capacidade do disco,capacidade de memória e largura de banda de rede). O sistema designado por GLUnix é constituido por uma camada sob os sistemas operativos existentes. Esta estratégia torna o sistema facilmente compatível e com possibilidade de upgrandes, reduzindo o tempo de desenvolvimento. O Glunix corre em máquinas UltraSparc ligado por uma rede Myrinet desde Agosto de 1996 este sistema operativo também corre em máquinas menos potentes. GLUnix apoiou mais de 130 utilizadores que correram mais de 1 milhão de operações a partir de Julho de 1997. GLUnix corre em Solaris 2.3-2.6.

O GLUnix actualmente efectua trabalhos paralelos e sequenciais, ambos interativos. GLUnix gere os recursos e efectua o escalonamento (actualmente só ciclos de CPU).
 

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


Grasshopper

 

Apesar da idéia básica atrás dos S.O. com orthogonal persistence ser muito simples, grupos de pesquisa estão acham a extremamente difícil desenvolver stores escalaveis persistentes e eficientes. Um das dificuldades principais deriva do facto que persistência danos um modelo informático fundamentalmente diferente de apoiado por sistemas operativos convencionais. Os investigadores deste projecto pensam que tais sistemas operativos são impróprios para pesquisa de sistemas com as exigências de um sistema operativo para apoiar persistência e propoê-se projetar e construir um sistema operativo novo, conhecido como Grasshopper que tem apoio explícito por sistemas persistentes. Este sistema operativo será implementado em hardware de workstation standard.

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


 Harmony Home Page Harmony

Harmony é um sistema operativo multifuncional, de multiprossecamento para cotrole em tempo real, desenvolvido nos Laboratórios de Conselho de Pesquisa Nacionais. Harmony é um S.O.compacto, extensível e configuravel. É compacto, corre em computadores designados diferentes (tipicamente PC), e o desenvolvimento efectuou-se em bases de diferentes. Foi desenvolvido o Harmony para servir uma necessidade a NRC para um sistema flexível para controle de experiências de robótica, para o desenvolvimento de controladores de robô experimentais e para outras aplicações de sistemas embutidos em tempo real onde é uma exigência desempenho temporal previsível.
O núcleo com servidores pode ser colocado em ROM, com a aplicação ou em ROM ou em RAM. Um núcleo com os servidores básicos pode ser configurado em uns MC680x0 como um sistema pequeno da ordem de 25-30 Kbytes (dependendo do compilador utilizados) porque não há nenhum custo para características não incluídas.
São implementados servidores como tarefas separadas. Há dez servidores agora inclusive um TCP/IP cadeia servidor e um servidor de multiwindow para Unix Windows (UW) e para MacLayers. Harmony é um sistema espansível porque há um mecanismo de ligação uniforme a servidores e utilizadores .
Pode ser implementado facilmente em microprocessadores, como o Intel 80x86, ou quaisquer dos processadores de RISC
O S.O posui ferramentas de desenvolvimento para multitasking e multiprocessors: empilhe bounder, examine, debugger.
Ambiente de desenvolvimento por muitos anfitriões de desenvolvimento. Nota que muitos anfitriões oferecem a opção de vários compiladores de C diferentes.
Actualmente usamos o Macintosh, com sistema opertivo de Macintosh (MPW 3, GreenHills/MPW 2 compilador e Consulair C 6.0), e debaixo de A/UX 3.0, foram também testados em sistemas de VAX/VMS e workstations da Sun.

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


Hurricane

O sistema operativo de hurricane é um sistema operativo hierarquisado por clusters implementado no multiprocessor Hector. Crescendo em clusters hierárquicos administrando os recursos de sistemas em agrupamentos e usa junção apertadas dentro de um agrupamento, e junções soltas por agrupamentos. Princípios de sistemas distribuídos são aplicados distribuindo e serviços de sistemas e objectos de dados para reproduzindo aumentar a" localização", aumentando a fiabilidade, e evitar centralizações, fazendo o sistema assim uma gestão mais correcta do tempos de utilização. Porém, junções apertadas são usadas dentro de um agrupamento, assim o sistema executa bem para interações locais. Crescendo em clusters hierárquicos maximiza os tempos de accesso que é chave para o bom desempenho em sistemas grandes, e podem ser adaptados a configurações de hardware diferentes e arquiteturas sistemas hierárquicos facilmente, a mudando o tamanho dos Finalmente,os clusters hierárquicos tendem para um conceito agrupamentos. modular composto por uma implementação simples e também por blocos de construção eficientes.

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


Java

Java é uma linguagem de programação orientada a objectos< /B>, fortemente tipada, multi-utilização.

Pode ser utilizada para construir:

Java é independente da plataforma
Os programas em Java, incluindo os Applets, são independentes da plataforma
: 

Não é necessário possuir conhecimentos acerca do hardware ou do sistema operativo no qual o Applet vai correr, pois:

Java é Orientada a Objectos
Java é orientada em volta da criação de objectos que modelam coisas do mundo real que um programa pode trabalhar:

Quer saber mais?

Voltar ínicio.


JOS

JOS é um sistema operativo baseado na plataforma Java (tm). A rápida expanção e aceitação do Java(tm), a convergência como um padrão internacional e a natureza dinâmica inerente do Java (tm) na programação do idioma e plataforma, apresentou uma oportunidade sem igual e oportuna para a criação de um objecto, extensível, e aberto orientou um sistema operativo. Um sistema operativo capaz de desenvolver uma variedade de plataformas anfitrião, através da verificação do hardware, adapta-se o próprio software,correndo até em workstations de multi-utilizadores e servidores.
O JOS surgiu por uma empresa colaboradora de um grupo internacional de Java(tm) os programadores e entusiastas apontaram à criação de um Java(tm grátis e aberto) sistema operacional (JOS).
Com a excepção do MacOs nenhum dos dispositivos de hoje é implementado para uso pessoal. Os outros sistemas operativos são desenvolvidos para serem complexos e extensos, o que não interessa ao utilizador comum, estando o JOS inserido nos sistemas operativos de uso pessoal. Este sistema operativo, sendo uma aplicação de Java (tm) funciona como "máquina virtual", sendo o seu objectivo uma maior aproximação ás necessidades do uso generalizado, pela implementação deste código.

 

Quer saber mais?

Voltar ínicio.