Ameba é um sistema operativo baseadonum microkernel- poderoso
que permite o funcionamentode workstations ou computadores
uniprocessador num sistema integrado. Foi utilizado no ensino,
investgação e indústria, e governo por aproximadamente 5 anos.
Corre no SPARC (Sun4c e Sun4m), os 386/486, 68030, e Sun 3/50 e
Sun3/60.
Na Universidade de Vrije, Ameba corre em 80 computadores da SPARC
ligados por rede Ethernet e formam um processador poderoso. É
utilisado para pesquisa em e sistemas operativos paralelos
distribuidos, sistemas de runtime, idiomas, e aplicações.
O sistema operativo Angel iniciou-se em 1991 com
o objectivo de evitar os problemas de enderaçamentos encontrados
nos S.O Topsy/Meshix. Este sistema operativo é projecto como um
paralelo e é distribuido num sistema operacional, actualmente
está elaborado para ser aplicado em PC´s de alta velocidade.
Este modelo tem a dupla vantagem de possuir um custo inicial e
upgrads de baixo custo. Como o processo baseia-se numa rede de
nodos, como uma única máquina de memória compartilhada, usando
ténicas de memória compartilhada virtual distribuída (DVSM),
endereçamos ambas as necessidade para melhorar a performance e
fornecer uma plataforma mais compatível e útil para as nossas
aplicações. Futuros aumentos de performance podem ser obtidos
utilizando a assistência de hardware (por exemplo SCI, CC-NUMA).
a partilha de informação é simplifaca futuramente através da
adopção de um "single address space", uma abstração
em qualquer parte do harware é identificada exclusivamente por
seu endereço virtual. Uma vez que este S.O prevem de uma base
UNIX, fornece um ambiente experimental mais poderoso. Sendo ainda
bastante importante, a possível compatibilidade com UNIX num
nível alto.
O primeiro lançamento do pacote Angel utilizou em 1995 uma
plataforma Pentium e formará a base para várias estudos e
comparações.
OProjecto Dresde sistemas operativo em tempoReal, é um
projecto de pesquisa que visa o apoiar aplicações com qualidade
e exigências de Serviço.
Embora muita pesquisa foi efectuada em network suparte de
aplicações de media, muito poucos projectos atingem sistema
operativo bem implementado no que se refere a distribuição,tais
como gestão de prioridade e sistema de suporte de ficheiros do
sistema para tempos de interupções assim como prioridades . O
projeto DROPS tenta achar técnicas de implementação para a
construção de sistemas operativos de tempo real distribuídos
cujos componentes garantem um certo nível de serviço para as
aplicações.
Um componente chave é L4Linux, o servidor de Linux em cima do L4
microkernel,fornece aplicações de Linux standards. Para lá
disso componentes de tempo reail separados fornecem o servico a
aplicações em tempo real. Neste momento, estão a ser
desenvolvidos protocolos baseados em projectos de tempo real e um
verdadeiro ficheiro sytem está a ser desemvolvido.
O projeto é apoiado por DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft,
SFB 358, Teilprojekt G2).
EROS é um sistema operativo novo que é implementado na Universidade de Pennsylvania. O sistema funde algumas idéias muito velhas em sistemas operacionais com algumas idéias mais novas sobre desempenho e administração dos recursos. O resultado é um pequeno, seguro, sistema operativo em real-tempo que dá persistência de orthogonal.
Flops é um sistema operativo multi-utilizadores
e multi-tarefas com dois kernel diferentes. O kernel de
texto-modo tem um Unix-como interface, mas Flops não é um UNIX.
O kernel de gráficos excede as necessidades actuais do sistema
operativo. Interface agradável, fácil de usar (por exemplo,
não necessita de clique duplo); fidedigno e extremamente
rápido.
Flops são compatíveis com DOS ( não é necessário formatar o
disco rígido). No entanto este sistema operativo tem o seu
prório ficheiro system, denominado FLFS. Este é um ficheiro de
sistema extraordinário com 512 bytes, e um máximo de 8 gigas de
espaço de disco endereçavel . Flops pode funcionar com 64
volumes. O que faz 512 Gigas, este sistema operativo utiliza os
mesmos blocos de 512 bytes para um volume de 8 gigas assim como
de 20 megas. Á a registar a diferença entre este sistema
operativo e o DOS, mesmo um arquivo menor (>0 byte) leva 32
kbytes de espaço pelo menos. No Flops, aquele arquivo levaria
só 512 bytes.
FLOPS utiliza 30 caráteres para os nomes dos ficheiros.
As aplicações de hoje no cálculo científico
computadorizado e de servidor de comunicações requerem a
utilização de processamento paralelo.O nº de processadores
amentou grandemente nos ultimos anos. O número de processadores
incorporado em um sistemas paralelos aumentou de centenas
(actual) para dez mil (RWC-1). é possível que tecnologia de
ULSI alberge milhões de processadores numa caixa futuramente.
Dez mil ou milhões de processadores, requerem tecnologias
diferentes de sistemas operativos paralelos diferentes das
existentes. A equipa que desenvolve um S.O. para sistemas com tal
número de processadores denominou-o fluid. Fluid é um conjunto
de várias políticas de OS e ferramentas, e podem ser resumidas
em quatro categorias.
Um sistema de memória virtual paralelo avançado, GVVM
desenvolvido usando o LBT. O esquema de tempo compartilhando
está incorporado com algoritmosdo processador de forma que os
processadores a utilizam um esquema eficiente de partinha de
tempo para garantir a eficácia
O método de Selecção do Algoritmo automático (AASM) seleciona
o algoritmo mais satisfatório para ambiente de execução de
algoritmos preparados a tempo real. O AASM está baseada na
pré-execução e técnicas muito rápidas de verificação
utilizando redes neutras. Tecnologia similiar é a Ótima
Estimação de Paralelismo que determina o número mais
apropriado de tarefas de micro para um problema em tempo real.
Componentes de hardware que implementa uma aplicação de muitos
objetos independentes é hoje em dia um da noção mais notável.
OLE e OpenDoc são exemplos para programar aplicações. Lods é
um componentware inovador para programadores de idioma.
Para avaliar as tecnologias acima mencionadas, para número
grande de processadores, nós precisamos de uma máquina virtual
paralela . ETL RWC-1 Ambiente de Simulação (ERSE) é um
simulador de máquinas de funcionamento paralelo. Prevê a
velocidade de execução do código nativo, e tempo virtual em
workstations Solaris multiprocessor .
O FreeBSD é um sistema operativo clonado do UNIX,
Multitarefa de 32 bits gratuito , para computadores pessoais de
arquitectura Intel e compativeis, desenvolvido e actualizado e
melhorado por uma equipa grande de programadores.FreeBSD
oferecenos a possibilidade de trabalho em rede avançado
desempenho, segurança e compatibilidade caracterizam o S.O. que
ainda hoje está na frente de outros sistemas operativos, até
mesmo de alguns dos melhores comerciais.FreeBSD é uma
alternativa muito econômica para workstations que correm UNIX
comercial. Ele é um sistema operacional completo , robusto , e
é distribuido com o seu código fonte o que faz dele um
excelente sistema operativo para estudantes de Engenharia ou
informática.
O robusto suporte TCP/IP do FreeBSD faz dele um sistema
ideal e de baixo custo para aplicações Inter/Intranet. Veja
alguns dos serviços que ele permite implementar:
FreeBSD pode ser instalado de uma variedade de perifericos
inclusive CD-ROM, disquete, fita magnética, uma partição de
MS-DOS, ou mesmo em rede.O melhor de tudo isso é que pode rodar
todas estas aplicações na mesma máquina. Isso não basta ?
Mas isso ainda não é tudo, o FreeBSD é distribuido com
compilador ANSI C , tem á sua disposiçao diversos tipos de
shell ( sh , csh , zsh , bash , etc ) , além de poder utilizar a
interface grafico Xwindows , transformando seu PC numa verdadeira
Workstation UNIX.
As recentes tendências da tecnologia de alta velocidade/ baixa
"latency" nas redes locais provocou uma tendência para
a utilização de hardware em multi processadores paralelos
(MPPs) e redes de Workstations (NOWs). Em relação aos MPPs
tradicional, o NOWs oferece um potencial e boa efectividade,
aumento da acessibilidade, e diminuiu o hardware e o tempo de
desenvolvimento do software. A principal diferença entre NOWs e
MPPs será a médio prazo o sistema operativo.
Infelizmente, sistemas operativos de workstation modernos
fornecem o apoio necessário por execução de programas
paralelos de modo eficiente num ambiente compartilhado com
aplicações sequenciais. O objectivo da pesquisa é agrupar
recursos em um NOW para obter melhor desempenho em aplicações
paralelas e sequenciais. Para o alcançar, o sistema operativo
deve suportar "gang- scheduling" de programas
paralelos, identificar recursos na rede de trabalho (CPU,
capacidade do disco,capacidade de memória e largura de banda de
rede). O sistema designado por GLUnix é constituido por uma
camada sob os sistemas operativos existentes. Esta estratégia
torna o sistema facilmente compatível e com possibilidade de
upgrandes, reduzindo o tempo de desenvolvimento. O Glunix corre
em máquinas UltraSparc ligado por uma rede Myrinet desde Agosto
de 1996 este sistema operativo também corre em máquinas menos
potentes. GLUnix apoiou mais de 130 utilizadores que correram
mais de 1 milhão de operações a partir de Julho de 1997.
GLUnix corre em Solaris 2.3-2.6.
O GLUnix actualmente efectua
trabalhos paralelos e sequenciais, ambos interativos. GLUnix gere
os recursos e efectua o escalonamento (actualmente só ciclos de
CPU).
Apesar da idéia básica atrás dos S.O. com orthogonal persistence ser muito simples, grupos de pesquisa estão acham a extremamente difícil desenvolver stores escalaveis persistentes e eficientes. Um das dificuldades principais deriva do facto que persistência danos um modelo informático fundamentalmente diferente de apoiado por sistemas operativos convencionais. Os investigadores deste projecto pensam que tais sistemas operativos são impróprios para pesquisa de sistemas com as exigências de um sistema operativo para apoiar persistência e propoê-se projetar e construir um sistema operativo novo, conhecido como Grasshopper que tem apoio explícito por sistemas persistentes. Este sistema operativo será implementado em hardware de workstation standard.
Harmony é
um sistema operativo multifuncional, de multiprossecamento para
cotrole em tempo real, desenvolvido nos Laboratórios de Conselho
de Pesquisa Nacionais. Harmony é um
S.O.compacto, extensível e configuravel. É compacto, corre em
computadores designados diferentes (tipicamente PC), e o
desenvolvimento efectuou-se em bases de diferentes. Foi
desenvolvido o Harmony para servir uma
necessidade a NRC para um sistema flexível para controle de
experiências de robótica, para o desenvolvimento de
controladores de robô experimentais e para outras aplicações
de sistemas embutidos em tempo real onde é uma exigência
desempenho temporal previsível.
O núcleo com servidores pode ser colocado em ROM, com a
aplicação ou em ROM ou em RAM. Um núcleo com os servidores
básicos pode ser configurado em uns MC680x0 como um sistema
pequeno da ordem de 25-30 Kbytes (dependendo do compilador
utilizados) porque não há nenhum custo para características
não incluídas.
São implementados servidores como tarefas separadas. Há dez
servidores agora inclusive um TCP/IP cadeia servidor e um
servidor de multiwindow para Unix Windows (UW) e para MacLayers. Harmony é um sistema espansível porque há um
mecanismo de ligação uniforme a servidores e utilizadores .
Pode ser implementado facilmente em microprocessadores, como o
Intel 80x86, ou quaisquer dos processadores de RISC
O S.O posui ferramentas de desenvolvimento para multitasking e
multiprocessors: empilhe bounder, examine, debugger.
Ambiente de desenvolvimento por muitos anfitriões de
desenvolvimento. Nota que muitos anfitriões oferecem a opção
de vários compiladores de C diferentes.
Actualmente usamos o Macintosh, com sistema opertivo de Macintosh
(MPW 3, GreenHills/MPW 2 compilador e Consulair C 6.0), e debaixo
de A/UX 3.0, foram também testados em sistemas de VAX/VMS e
workstations da Sun.
O sistema operativo de hurricane é um sistema operativo hierarquisado por clusters implementado no multiprocessor Hector. Crescendo em clusters hierárquicos administrando os recursos de sistemas em agrupamentos e usa junção apertadas dentro de um agrupamento, e junções soltas por agrupamentos. Princípios de sistemas distribuídos são aplicados distribuindo e serviços de sistemas e objectos de dados para reproduzindo aumentar a" localização", aumentando a fiabilidade, e evitar centralizações, fazendo o sistema assim uma gestão mais correcta do tempos de utilização. Porém, junções apertadas são usadas dentro de um agrupamento, assim o sistema executa bem para interações locais. Crescendo em clusters hierárquicos maximiza os tempos de accesso que é chave para o bom desempenho em sistemas grandes, e podem ser adaptados a configurações de hardware diferentes e arquiteturas sistemas hierárquicos facilmente, a mudando o tamanho dos Finalmente,os clusters hierárquicos tendem para um conceito agrupamentos. modular composto por uma implementação simples e também por blocos de construção eficientes.
Java é uma linguagem de programação orientada a objectos< /B>, fortemente tipada, multi-utilização.
A sua sintaxe é derivada do C++.
Também utiliza algumas ideias do SmallTalk.
Pode ser utilizada para construir:
Aplicações independentes
Applets que podem ser downloaded e executados a partir de We b pages.
Servlets - programas Java tipo servidor que oferecem um aproximação standard para extender a funcionalidade de ser vidores.
Java é independente da plataforma
Os programas em Java, incluindo os Applets, são
independentes da plataforma:
O formato bytecode é idêntico em todas as plataformas
É interpretado numa Máquina Virtual.
Não é necessário possuir conhecimentos acerca do hardware ou do sistema operativo no qual o Applet vai correr, pois:
Enquanto houver uma Máquina Virtual Java, o programa vai correr:
Os programadores apenas precisam de escrever e testar uma versão do programa
Administradores de Sistemas podem guardar uma cópia do código num lugar e pode correr em todas as plataformas
Java é Orientada a Objectos
Java é
orientada em volta da criação de objectos que modelam coisas do
mundo real que um programa pode trabalhar:
Os tipos de objectos que defines são uma "impressão digital" abstracta das coisas que estás a modelar no teu program
Os objectos possuem tanto propriedades (dados) como comportamento
Escrever um programa consiste em primeiro lugar, criar os tipos de objectos que precisas. Estes são implementados como classes em Java
Pode-se utilizar classes existentes vindas com o Java, criar classes completamente novas ou estender classes antigas.
Novas
classes podem herdar de classes existentes e podem conter
instâncias de classes existentes dentro delas.
JOS é um sistema operativo baseado na plataforma Java (tm). A
rápida expanção e aceitação do Java(tm), a convergência
como um padrão internacional e a natureza dinâmica inerente do
Java (tm) na programação do idioma e plataforma, apresentou uma
oportunidade sem igual e oportuna para a criação de um objecto,
extensível, e aberto orientou um sistema operativo. Um sistema
operativo capaz de desenvolver uma variedade de plataformas
anfitrião, através da verificação do hardware, adapta-se o
próprio software,correndo até em workstations de
multi-utilizadores e servidores.
O JOS surgiu por uma empresa colaboradora de um grupo
internacional de Java(tm) os programadores e entusiastas
apontaram à criação de um Java(tm grátis e aberto) sistema
operacional (JOS).
Com a excepção do MacOs nenhum dos dispositivos de hoje é
implementado para uso pessoal. Os outros sistemas operativos são
desenvolvidos para serem complexos e extensos, o que não
interessa ao utilizador comum, estando o JOS inserido nos
sistemas operativos de uso pessoal. Este sistema operativo, sendo
uma aplicação de Java (tm) funciona como "máquina
virtual", sendo o seu objectivo uma maior aproximação ás
necessidades do uso generalizado, pela implementação deste
código.