Projecto Português de Documentação do Linux


link:Página Principal
link:Novidades
link:O Projecto
link:A equipa
link:Comentários
link:Participar
link:Mapa do site
link:Links
link:Imprensa

link:Copyright
link:Projectos
link:Arquivos

link:Mailing list
link:ML:arquivo
link:Web Stats
link:Mirrors

 Participa!

 
 
Subir

Secção 8 - Perguntas Respondidas e Informações Diversas


Pergunta 8.1 - Como programo XYZ no Linux?

Deve ler os manuais ou um bom livro sobre o UNIX. As páginas de manual online (digite man man) são geralmente uma boa fonte de informações de referência sobre como usar um comando ou função exactamente. Também existe bastante documentação no formato GNU Info, útil como guia. Execute o Emacs e digite Ctrl-h i, ou digite info info se não tem, ou não gosta do Emacs. Note que o nodo libc do Emacs não descreve exactamente o libc do Linux (que é mais parecido com um libc tradicional do UNIX, não tendo algumas das esquisitices da GNU), mas é suficientemente semelhante para servir como guia de programação em C no UNIX.

A última versão dos manuais online do Linux é uma colecção de documentação GNU Info, com várias outras informações sobre programação em Linux pode ser encontrada em sunsite.unc.edu em /pub/Linux/docs/man-pages.


Pergunta 8.2 - O que é o ELF?

Ver o ELF HOWTO por Daniel Barlow, note que esse não é o arquivo move-to-elf, que é uma explicação de como actualizar para ELF manualmente.

O Linux está a caminhar para um formato diferente de executáveis, arquivos objecto e bibliotecas de código objecto, conhecido por `ELF' (o formato antigo é chamado `a.out'). Este tem muitas vantagens, incluindo suporte melhorado para as bibliotecas compartilhadas (shared libraries) e ligação dinâmica (dinamic linking).

Os binários a.out e ELF podem coexistir num sistema. Porém, como eles usam bibliotecas C compartilhadas diferentes, ambos os tipos devem estar instaladas para isso.

Se quer saber se o sistema pode executar binários ELF, procure /lib por um arquivo libc.so.5. Se este existir, ele provavelmente pode. Se quer saber se a sua instalação realmente é ELF pode ir buscar um programa representativo, como ls, e executar o ficheiro nele:

-chiark:~> file /bin/ls
/bin/ls: Linux/i386 impure executable (OMAGIC) - stripped
valour:~> file /bin/ls
/bin/ls: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1, stripped

Existe um patch para fazer o 1.2.x compilar usando compiladores ELF, e produzir core dumps ELF, no tsx-11.mit.edu em /pub/packages/GCC.

Não precisa do patch para meramente executar binários ELF. 1.3.x e os posteriores não precisam do patch.


Pergunta 8.3 - O que são arquivos .gz? E .tgz? E ...?

Os arquivos .gz (e .z) foram comprimidos usando o GNU gzip. Precisa usar o gunzip (que é um link simbólico para o comando gzip que vem com a maioria das instalações do Linux) para descomprimir o arquivo.
  • Os .taz e .tz são tarfiles (feitos com o tar do UNIX) comprimidos usando o compress padrão do UNIX;
  • O .tgz (ou .tpz) é um tarfile comprimido com o gzip;
  • O .lsm são entradas do Linux Software Map, sob a forma de um arquivo texto curto. Os detalhes sobre o LSM e o LSM em si estão disponíveis no subdirectório docs em sunsite.unc.edu;
  • O .deb é o pacote binário da Debian - o formato do pacote binário usado pela distribuição Debian GNU/Linux. Ele é manipulado com dpkg e dpkg-deb (estão disponíveis em sistemas Debian e em ftp.debian.org).
  • O .rpm é o pacote Red Hat RPM, que é usado na distribuição Red Hat. Eles podem ser encontrados em ftp.redhat.com. O comando file pode, na maioria dos casos, dizer o que é um arquivo.
Se o gzip reclamar quando tenta descomprimir um arquivo comprimido por ele, provavelmente transferiu o arquivo em modo ASCII por engano. Deve fazer a transferência (download) da maioria das coisas em modo binário - lembre-se de digitar binary como um comando no FTP antes de usar o get para o download do arquivo.

Pergunta 8.4 - O que significa VFS?

Significa, Virtual File System. Entre outras coisas, a sua função é esvaziar o buffer de leitura quando detecta uma mudança de discos na unidade de disco flexível:

VFS: Disk change detected on device 2/0


Pergunta 8.5 - O que é um BogoMip?

O `BogoMips' é uma contracção de `Bogus MIPS'. MIPS significa Milhões de Instruções Por Segundo, ou Meaningless Indication of Processor Speed.

O número mostrado no tempo de arranque é o resultado de uma calibragem de tempo do kernel, usado para loops de espera bastante curtos por alguns controladores de dispositivo.

Como um guia bastante grosseiro, o BogoMips será aproximadamente:

  • 386SX clock * 0.14
  • 386DX clock * 0.18
  • 486Cyrix/IBM clock * 0.33
  • 486SX/DX/DX2 clock * 0.50
  • 586 clock * 0.39
Se o número que vê é sensivelmente inferior ao acima, pode estar com o botão do Turbo ou velocidade da CPU configurados incorrectamente, ou ter algum tipo de problema de cache como o descrito na Pergunta 6.5 - O Linux fica muito lento quando coloco mais memória.

Para valores encontrados noutros chips mais raros veja o BogoMips Mini-HOWTO, no sunsite.unc.edu em /pub/Linux/docs/howto/mini/BogoMips.


Pergunta 8.6 - O que é o Linux Journal e onde o posso conseguir?

O Linux Journal é uma revista mensal (impressa em papel) que está disponível em algumas livrarias e por assinaturas mundialmente. Mande um email para linux@ssc.com para detalhes. Eles estão na WWW em http://www.ssc.com/.

Pergunta 8.7 - Quantas pessoas usam o Linux?

O Linux está disponível gratuitamente, e ninguém é obrigado a registar as suas cópias, portanto isso é difícil de se saber. Muitas empresas sobrevivem agora simplesmente da venda e do suporte ao Linux, e relativamente muito poucos utilizadores do Linux usam esses serviços. Os grupos de discussão sobre o Linux são alguns dos mais lidos na Rede, assim o número deve estar na casa das centenas de milhares, mas números exactos são difíceis de serem ditos.

Contudo, uma brava alma, Harald T. Alvestrand Harald.T.Alvestrand@uninett.no, decidiu tentar e pede que se você usa o Linux, mande uma mensagem para linux-counter@uninett.no com qualquer uma destas seguintes linhas de subject:`I use Linux at home', `I use Linux at work', ou `I use Linux at home and at work'. Ele também aceitará registos de terceiros - pergunte a ele por detalhes. Em alternativa, pode registar-se usando formulários WWW em http://domen.uninett.no/~hta/linux/counter.html.

Ele envia suas contagens para comp.os.linux.misc todos os meses; também pode ver em aun.uninett.no em /pub/misc/linux-counter ou na página WWW acima.


Pergunta 8.8 - Como se pronuncia Linux?

Este é um debate religioso, claro!

Se quiser ouvir o próprio Linus a pronuncia-lo veja em english.au ou swedish.au em ftp.funet.fi (em /pub/OS/Linux/PEOPLE/Linus/SillySounds). Se tiver uma placa de som ou o driver de áudio para PC-speaker, poderá ouvi-los digitando cat english.au >/dev/audio

A diferença não é na pronúncia do Linux mas na língua que o Linus usa para dizer hello. A versão em inglês parodiada muito bem por Jin Choi as "Hi, my name is Leenoos Torvahlds and I pronounce Leenooks as Leenooks."

Para o benefício daqueles que não têm o equipamento nem a inclinação: Linus pronúncia Linux aproximadamente como se lê em Português: Linux.



Subir
  POLI
info@poli.org