Projecto Português de Documentação do Linux


link:Página Principal
link:Novidades
link:O Projecto
link:A equipa
link:Comentários
link:Participar
link:Mapa do site
link:Links
link:Imprensa

link:Copyright
link:Projectos
link:Arquivos

link:Mailing list
link:ML:arquivo
link:Web Stats
link:Mirrors

 Participa!

 
 
Subir

Secção 7 - Como se faz...no Linux?


Pergunta 7.1 - Como se faz para mover o ecrã para cima em modo texto?

Com o "keymap" americano padrão, pode usar a tecla Shift com PageUp ou PageDown (Nota: as teclas cinzas, não as brancas do teclado numérico!). Para outros "keymap"de teclado, ver /usr/lib/keytables;

Não é possível aumentar a quantidade de ecrã guardado, porque a forma em que é implementado usa a memória de vídeo para guardar o texto a rolar. Porém, pode aumentar a quantidade de texto guardado em cada consola virtual, reduzindo a quantidade deles -- ver o <linux/tty.h>.


Pergunta 7.2 - Como trocar de consola virtual? Como as posso habilitar?

Em modo texto, pressione Left Alt-F1 a Alt-F12 para seleccionar as consolas tty1 a tty12; Right Alt-F1 vai para tty13 e assim por diante. Para mudar de consola no X-Window pressione Ctrl-Alt-F1 etc; Alt-F5 ou algo assim irá levá-lo de volta ao X.

Se quer usar uma consola virtual para login normal, precisa verificar quais as consolas virtuais que possuem prompt de login em /etc/inittab. (Nota: o X precisa de pelo menos uma consola virtual para ser executado).

Os Kernels anteriores ao 1.1.59 possuem um limite no número de consolas configurado em tempo de compilação, cujo default é 8. Ver NR_CONSOLES em linux/include/linux/tty.h. Os Kernels mais recentes alojam as consolas dinamicamente, até um máximo de 63.


Pergunta 7.3 - Como se configura o timezone (fuso-horário)?

Vá ao directório /usr/lib/zoneinfo; Faça o download do pacote de timezone se não possui esse directório. As fontes podem ser encontradas no sunsite.unc.edu em /pub/Linux/system/Admin/timesrc-1.2.tar.gz.

Faça um link simbólico com o nome localtime apontando para um dos arquivos nesse directório (ou sub directório), e um chamado posixrules apontando para localtime. Por exemplo:

ln -sf Portugal/East localtime
ln -sf localtime posixrules

Isso dará efeito imediatamente - experimente date.

Não tente usar a variável de ambiente TZ - deixe-a indefinida.

Também deve certificar-se de que o relógio do kernel do Linux está ajustado para o horário TMG correcto - digite date -u e verifique se o horário universal correcto é mostrado.


Pergunta 7.4 - Qual a versão do Linux que estou a usar na minha máquina?

Para saber qual a versão do Linux existente na sua máquina, digite:

uname -a


Pergunta 7.5 - Como posso habilitar ou desabilitar os core dumps?

O Linux agora tem os core files desabilitados por default para todos os processos.

Pode habilitar ou desabilitar os core dumps (gravação em disco da memória do processo, em alguns casos de erro fatal) com o comando ulimit no bash, limit no tcsh ou rlimit no ksh. Ver a página do manual para a shell para maiores detalhes.

Esse comando afecta todos os programas executados por aquela shell (directa ou indirectamente) e não no sistema todo.

Se quiser habilitar ou desabilitar os core dumps para todos os processos por default, mude <linux/sched.h> - ver a definição de INIT_TASK, e também dê uma vista de olhos em <linux/resource.h>.


Pergunta 7.6 - Como actualizar/recompilar o kernel?

Deve ler o Kernel HOWTO ou o README que acompanha o pacote do kernel em ftp.cs.helsinki.fi, em /pub/Software/Linux/Kernel e mirrors de lá, ver a Pergunta 2.5 - Onde ir buscar material sobre o Linux por FTP? Pode já possuir uma versão do código fonte do kernel instalado no sistema, mas se o obteve como parte de alguma distribuição do Linux, é provável que ele esteja desactualizado (o que não é problema se só quer um kernel configurado sob medida, mas provavelmente é se precisar de fazer uma actualização.)

Lembre-se que para o novo kernel ser carregado, precisa executar o LILO, depois de copiar o kernel para a sua partição raiz -- o Makefile das versões recentes do kernel possui um "target" zlilo especial que já faz isso; tente make zlilo.

Os Kernels com número de versão secundário ímpares (ie, 1.1.x, 1.3.x) são para teste; kernels estáveis possuem número de versão pares (1.0.x, 1.2.x). Se quiser experimentar algum kernel de teste, assine a lista de discussões linux-kernel, ver a Pergunta 2.8 - Quais são as listas de discussão sobre o Linux?

Russel Nelson, envia sumários das mudanças recentes no kernel para comp.os.linux.development , estes são arquivados em /pub/kchanges.


Pergunta 7.7 - Posso ter mais de 3 portas de série a compartilhar as interrupções?

Sim, mas não poderá usar duas portas comuns que compartilham uma interrupção em simultâneo (sem usar alguns truques). Esta é uma limitação da arquitectura do barramento ISA.

Ver o Serial HOWTO para informações sobre as possíveis soluções para este problema.


Pergunta 7.8 - Como fazer uma disquete de boot?

Faça um sistema de arquivos nela com os directórios bin, etc, lib e dev -- tudo que precisa. Instale um kernel nela e faça com que o LILO o carregue pela disquete (ver a documentação do LILO em lilo.u.*.pl). Se montou o kernel (ou fez o LILO dizer ao kernel) para ter um ramdisk do mesmo tamanho da disquete, o ramdisk será carregado em tempo de boot e será montado como raiz no lugar da disquete.

Ver o Bootdisk HOWTO para mais explicações.


Pergunta 7.9 - Como fazer "remaping" ao teclado para português, francês, etc,.

Para os kernels recentes, realize o download de sunsite.unc.edu /pub/Linux/system/Keyboards/kbd-0.90.tar.gz em. Certifique-se de obter uma versão apropriada; precisa do pacote de "mapeamento" do teclado específico para a versão do kernel. O 0.90 deve funcionar com as versões de kernel a partir de 1.0.

Para os kernels mais antigos, precisará editar o Makefile do kernel em /usr/src/linux.

Pode encontrar mais informações úteis no Keystroke HOWTO, em sunsite.unc.edu em /pub/Linux/docs/HOWTO/Keystroke-HOWTO ou no Portuguese-HOWTO , no mesmo local.


Pergunta 7.10 - Como se faz para deixar o NUM LOCK ligado por default?

Use o programa setleds, por exemplo (em /etc/rc.local ou num dos arquivos /etc/rc.d/*):

for t in 1 2 3 4 5 6 7 8
do
setleds +num &lft; /dev/tty$t > /dev/null
done

O setleds é parte do pacote kbd (P7.8. Como faço uma disquete de boot?).

Alternativamente, modifique o kernel. Precisa fazer com que o KBD_DEFLEDS seja definido para (1 << VC_NUMLOCK) ao compilar drivers/char/keyboard.c.


Pergunta 7.11- O que posso fazer para ter mais de 128Mb de swap?

Usar várias partições ou arquivos de swap - o Linux suporta até 16 áreas de swap, cada uma com 128Mb.

Os Kernels muito velhos, só suportam áreas de swap com tamanhos até 16Mb.


Pergunta 7.12 - Como se faz para ter acentuação no Linux?

Ver a Pergunta 12.1 - Como configurar o teclado para Português?


Subir
  POLI
info@poli.org