Projecto Português de Documentação do Linux


link:Página Principal
link:Novidades
link:O Projecto
link:A equipa
link:Comentários
link:Participar
link:Mapa do site
link:Links
link:Imprensa

link:Copyright
link:Projectos
link:Arquivos

link:Mailing list
link:ML:arquivo
link:Web Stats
link:Mirrors

 Participa!

 
 
Subir

Secção 6 - Soluções para os Problemas Comuns/Diversos


Pergunta 6.1 - O free não funciona.

No Linux 1.3.57 e posteriores o formato do /proc/meminfo foi mudado para um formato em que a implementação actual do free não entende.

Actualize para a versão mais recente em sunsite.unc.edu em /pub/Linux/system/Status/ps/procps-0.99.tgz.


Pergunta 6.2 - O meu relógio está errado.

Existem dois relógios no computador. O relógio do hardware (CMOS) funciona mesmo quando o computador está desligado e é usado quando o sistema inicia e pelo DOS (se o usa). A hora do sistema, mostrada é mudada por date, e é mantida pelo kernel enquanto o Linux está em execução. Par ver a hora do relógio CMOS, ou acerta-lo pelo relógio do sistema ou vice-versa, pode fazer com o programa /sbin/clock - veja man 8 clock.

Existem vários programas que podem corrigir os relógios para tempo de transferência ou ajuste sistemático pela rede. Alguns deles já podem estar instalados no sistema. Procure por adjtimex (faz ajustes), netdate e getdate (agarram a hora pela rede) ou xntp (daemon de rede completo e preciso).


Pergunta 6.3 - Os scripts setuid parecem não funcionar.

Está correcto. Esta característica foi deliberadamente desabilitada no kernel do Linux porque os scripts setuid são quase sempre uma falha de segurança. Se quiser saber porquê, leia a FAQ do comp.unix.questions.

Pergunta 6.4 - A memória livre mostrada pelo free está a diminuir.

O item `free' mostrado por free não inclui a memória usada como cache de buffer de disco - mostrado na coluna `buffers'. Se quiser saber quanta memória realmente está livre, some a quantidade mostrada em `buffers' à de `free' - as versões mais recentes de free mostram uma linha a mais com essa informação.

A cache de buffer de disco tende a crescer logo após o Linux iniciar, no momento em que carrega programas usando mais arquivos, o conteúdo deles vai sendo guardado na cache. Após algum tempo a cache irá ficar estabilizada.


Pergunta 6.5 - O Linux fica muito lento quando coloco mais memória.

Este é um sintoma comum de uma falha da cache com a memória adicional. O problema exacto depende da sua motherboard.
  • Algumas vezes precisa habilitar a cache de certas regiões na configuração da sua BIOS. Repare no setup do CMOS e veja se existe alguma opção para usar a cache na nova área de memória e que esteja desabilitada. Aparentemente isso é bastante comum num 486;
  • Algumas vezes a RAM precisa estar em certos sockets para que a cache possa actuar;
  • Algumas vezes é necessário ligar jumpers para habilitar a cache;
  • Algumas motherboard não usam cache para toda RAM se tiver mais RAM do que os fabricantes esperavam. Geralmente uma cache de 256K resolverá o problema;
Em caso de dúvida consulte o manual da motherboard. Se ainda não conseguiu conserta-la porque a documentação não é adequada envie uma mensagem para comp.os.linux.hardware dando todos os detalhes - marca, modelo etc., assim, outros utilizadores de Linux poderão ajuda-lo.

Pergunta 6.6 - Alguns programas (xdm) não me deixam fazer o login.

Provavelmente está a usar programas sem shadow password, mas está a usar shadow passwords.

Se for o caso, precisa ir buscar ou compilar uma versão para shadow password do(s) programa(s) em questão. Programas para shadow password podem ser encontrados em tsx-11.mit.edu:/pub/linux/sources/usr.bin/shadow-*

Lá estão os códigos fonte; provavelmente encontrará os binários em .../linux/binaries/usr.bin.


Pergunta 6.7 - Nalguns programas quando faço o login não pedem password.

Provavelmente tem o mesmo problema da Pergunta 6.5 - O Linux fica muito lento quando coloco mais memória, com uma complicação a mais:

Se estiver a usar shadow passwords deve colocar a letra x ou um asterisco no campo de password do arquivo /etc/passwd para cada conta, dessa forma os programas que não estejam habilitados sobre shadow passwords não pensaram que a conta não possui password.


Pergunta 6.8 - Minha máquina trabalha muito lentamente quando eu executo o GCC / X /.

Talvez esteja sem áreas de swap habilitadas. Precisa habilitar a área de swap para que o Linux possa mover os dados que os programas não estejam a usar no momento para o disco, libertando memória para outros programas e dados. Se não fizer isso, o Linux precisará de se desfazer de porções de programas na memória, fazendo com que o Linux tenha que os recarregar posteriormente.

Ver o Installation HOWTO e o Installation and Getting Started Guide, Pergunta 2.1 - Onde ir buscar os HOWTOs e outra documentação? para detalhes de como adicionar uma partição de swap ou um arquivo de swap; ver também a Pergunta 4.6 - A minha área de swap não funciona.

Alternativamente, pode estar com muito pouca memória real. Se tem menos memória que o usado por todos os programas que estiver a executar, o Linux irá usar o disco rígido e ficará terrivelmente lento. A solução neste caso é não executar tantos programas ao mesmo tempo ou comprar mais memória. Pode também libertar alguma memória compilando e utilizando um kernel com menos opções configuradas. Ver a Pergunta 7.6 - Como actualizar/recompilar o kernel?. Pode ver quanta memória e/ou swap está a usar com o comando free, ou digitando:

cat /proc/meminfo

Se o kernel está configurado com uma ramdisk, isso provavelmente é um desperdício de espaço deixando o sistema lento. Use o LILO ou rdev para fazer o kernel não alocar a ramdisk (ver a documentação do LILO ou digitar man rdev).


Pergunta 6.9 - Eu só consigo fazer login como root.

Provavelmente tem problemas de autorização, ou tem um arquivo /etc/nologin.

Para o último caso, coloque rm -f /etc/nologin no seu /etc/rc.local ou nos scripts /etc/rc.d/*.

Caso contrário verifique as autorizações da shell, de quaisquer nomes de arquivos que apareçam em mensagens de erro, e também da hierarquia de directórios que contém esses arquivos, inclusive o directório raiz.


Pergunta 6.10 - O meu ecrã está cheio de caracteres esquisitos ao contrário de letras.

Possivelmente mandou algum dado binário para o ecrã por engano. Digitar echo '\033c' para consertar. Muitas distribuições do Linux contêm um comando reset que faz isso.

Pergunta 6.11- Houve um "desastre" no sistema e não consigo fazer login para o arranjar.

Inicie o sistema com uma (ou um par de) disquete(s) de emergência, como por exemplo o par de discos boot e root do Slackware (no sub directório install dos mirrors do Slackware) ou com a disquete de boot de instalação do MCC.

Existem dois pacotes para criação de disquetes de emergência no sunsite.unc.edu em /pub/Linux/system/Recovery. Será melhor se colocar o próprio kernel neles, dessa forma não correrá o risco de ficar sem algum controlador de dispositivo, sistema de arquivos etc.

De algum prompt da shell monte o disco rígido com algo tipo:

mount -t ext2 /dev/hda1 /mnt

Assim o sistema de arquivos estará acessível em /mnt e poderá consertar o problema. Lembre-se de desmontar (umount /mnt) o disco rígido antes de reiniciar (volte ao directório raiz antes ou ele dirá que está ocupado).


Pergunta 6.12 - Descobri uma falha de segurança no rm!

Não, não descobriu. Obviamente deve ser um utilizador novo UNIX e precisa ler um bom livro sobre ele para ver como as coisas funcionam.

Pista: a habilidade de apagar arquivos no UNIX, depende de autorizações de escrita no directório onde eles se encontram.


Pergunta 6.13 - lpr e/ou lpd não estão a funcionar.

Ver o Printing HOWTO, Pergunta 2.1 - Onde ir buscar os HOWTOs e outra documentação?

Pergunta 6.14 - A hora dos arquivos das partições msdos estão gravadas incorrectamente.

Existe um erro no programa clock (geralmente encontrado em /sbin) - ele conta incorrectamente um ajuste de fuso horário, confundindo segundos com minutos ou coisa parecida. Fazer o upgrade para uma versão mais recente.

Pergunta 6.15 - Como se faz o LILO carregar o arquivo vmlinux?

Nos kernel versões 1.1.80 e posteriores a imagem comprimida do kernel, que é o que deve dar ao LILO, foi movido para arch/i386/boot/zImage. O arquivo vmlinux no directório root é um kernel descomprimido e não deve tentar carregá-lo.


Subir
  POLI
info@poli.org