Madeira um paraíso para caminhar......

 

Visitar a Madeira em qualquer altura do ano e não caminhar pelos caminhos e trilhos da ilha, até aos cumes das montanhas e cada vez mais perto do céu, é deixar de ver e "sentir" a ilha na sua plena majestade. para conhecer a Madeira é preciso atravessá-la através das levadas, escutando o hino das sua águas. Temos de viver o silêncio sagrado dos cumes. Lá em cima, ao lado do "Homem em Pé", perdido num verdadeiro mar de nuvens, estabelece-se aquela harmonia paradisíaca que o homem pode, por vezes, ter com a natureza.

Nós os madeirenses, sabemos que as cascatas de água, o aroma das flores, o murmúrio das árvores, a corrente das nascentes são a força viva da nossa ilha, tornando-a num verdadeiro paraíso flutuante no Atlântico. O nosso solo está, impregnado com o suor e amor do nosso povo, que geração após geração, nasceram e morreram aqui, levando a cabo a tarefa monumental de uma vida inteira de transformar a terra em socalcos, que vão do mar até bem alto nas encostas das montanhas. Estes construtores escreveram uma verdadeira epopeia com as suas almas, uma epopeia que só pode ser "lida" e compreendida por aqueles que seguem as suas passadas ao longo dos caminhos das montanhas.

 

Madeira, uma ilha que lhe dá as boas vindas com o calor e a amizade do seu povo, e a exuberância das suas paisagens.

A madeira sempre foi reconhecida como um paraíso para passeios a pé, devido ao que tem para oferecer.

 

A Madeira possui um clima temperado e invejável, sem calor insuportável, humidade e picadas de insectos.

As surpreendentes ravinas, vales e penhascos estabelecem um forte contraste com os tons fascinantes de vegetação exótica, que cobre a ilha como um manto verde.

 

A Madeira é praticamente uma reserva natural, sendo dois terços do território Área protegida, onde abundam fauna e flora raras.

 

Os passeios podem ser suaves ou tão desafiadores como desejar.

Para os que não querem meter-se em grandes aventuras, podem apreciar os belos passeios ao longo das "levadas"(pequenos canais de irrigação feitos pelo homem), que circundam toda a ilha, oferecendo as melhores vistas panorâmicas. o para caminhar

 

Para os mais aventureiros, há muitos trilhos que levam às montanhas.

Um local que não pode deixar de visitar é o pico Ruivo, o pico mais alto na ilha, que dará a sensação de estar mais perto dos deuses.

 

Onde quer que vá na ilha, a beleza e diversidade da Madeira deixá-lo-ão completamente encantado.

 

 

Madeira , a natureza como nunca viu antes .......

 

A Madeira possui um clima raro e excelente que lhe confere as suas características únicas. Os tons fascinantes da vegetação exótica cobrem a ilha como um manto verde. É praticamente um reserva natural, com uma grande diversidade de flores coloridas, plantas e arbustos que crescem durante todo o ano.

 

Algumas espécies florais são raras e exclusivas da Madeira. Aí podemos encontrar "Laurissilva" - conjunto de plantas raras no mundo. Na ilha desabrocham sem esforço ao logo de todo o ano orquídeas, primaveras, açucenas, hidrângeas, magnólias, jacarandás que são o regalo para a vista em cada canto.

Pode empreender muitos passeios belíssimos ao longo das "levadas", que circundam toda a ilha.

Há aproximadamente 1000Km de levadas que levam às profundezas desta ilha encantadora, e oferecem esplêndidas paisagens panorâmicas.

Também existem muitos jardins abertos ao público. Entre os mais belos encontram-se o Jardim Botânico, a Quinta do Palheiro e os Jardins Tropicais do Monte Palace, nas colinas voltadas para o Funchal.

A madeira é verdadeiramente o local onde a Mãe Natureza se revela no seu melhor, e está ali à espera que a descubra.

 

                                                                                Voltar